terça-feira, 31 de março de 2015

Soneto Italiano

Postagem Original - Abril de 2008.




O Soneto Italiano possui 14 versos Decassílabos Heroicos, distribuídos em duas estrofes Quadras e duas estrofes Tercetos. Possui também uma regra básica, no tocante às Rimas, que exige a presença de ao menos uma rima comum a ambos os Tercetos.

O sonetista brasileiro mais famoso foi Vinícius de Moraes, e um dos seus sonetos mais famosos, o Soneto da Separação, foi escrito em 1938, à bordo de um navio transatlântico, durante uma viagem que o poeta fazia à Inglaterra. 

Ao sair da terra natal, todo poeta sensível é afetado por uma impressão de exílio e põe-se então a escrever. Semelhante ao ocorrido com Gonçalves Dias com o famoso poema, Canção do Exílio, também escrito num navio.

Mas esse soneto do Vinícius só ganhou maior fama 30 anos após, ao ser declamado por ele numa canção popular feita em parceria com Baden Powell: Apelo.

De/ re/pen/te/ do/ ri/ so/ fez/ se-o/ pran/ to
Si/len/ci/os/o-e/ bran/ co/ co/mo-a/ bru/ ma
E/ das/ bo/cas/ u/ ni/ das/ fez/ se-a-es/ pu/ ma
E/ das/ mãos/ es/pal/ ma/ das/ fez/ se-o-es/ pan/ to.

De/ re/pen/te/ da/ cal/ ma/ fez/ se-o/ ven/ to
Que/ dos/ o/lhos/ des/ fez/ a-úl/ti/ma/ cha/ ma
E/ da/ pai/xão/ fez/ se-o/ pres/sen/ti/ men/ to
E/ do/ mo/men/to-i/ mó/ vel/ fez/ se-o/ dra/ ma.

De/ re/pen/te,/ não/ mais/ que/ de/ re/ pen/ te
Fez/-se/ de/ tris/te-o/ que/ se/ fez/ a/ man/ te
E/ de/ so/zi/nho-o/ que/ se/ fez/ con/ ten/ te.

Fez/-se/ do-a/mi/go/ pró/ xi/mo-o/ dis/ tan/ te
Fez/-se/ da/ vi/da-u/ má-a/ ven/tu/ra-er/ ran/ te
De/ re/pen/te,/ não/ mais/ que/ de/ re/ pen/ te.

Sílabas tônicas obrigatórias em vermelho, e rimas, também em tônicas finais nos tercetos, para mostrar a exigência de ao menos um som comum a ambos.

Quando batizamos oficialmente alguma coisa com um nome, é porque tal coisa possui as características próprias que originaram tal nome, portanto, qualquer outra coisa parecida é apenas semelhante, mas não é a coisa. Por exemplo, a Goiaba.

Há uma outra fruta, com gosto e formato muito parecidos com os dela, mas bem menor em tamanho e chamada Araçá. Não é uma Goiaba, é Araçá, que mesmo batizado com o popular nome, Goiabinha do Mato, continua sendo Araçá e não Goiaba.

Com o soneto acontece a mesma coisa. Um poema pode ter os mesmos 14 versos, distribuídos nas mesmas estrofes, ter ao menos um som de rima comum aos tercetos, ter todos os versos também decassílabos e não ser um Soneto. Será apenas algo semelhante a ele se os seus decassílabos não forem Heroicos.

Podem dar a tal construção poética semelhante qualquer nome: "Sonetão", para os versos com medidas superiores, "Sonetinho", para os com medidas inferiores...; que continuarão não sendo Soneto, porque foram os Decassílabos Heroicos a sua primordial característica, geradora dos tipos Italiano e Inglês, ambos com tal tipo de verso. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário