quarta-feira, 1 de abril de 2015

Trissílabo

Postagem Original - Abril de 2008.



Anterior

Verso Trissílabo, também conhecido como Quebrado de Redondilha Menor, é aquele que tem três sílabas. 

É normalmente usado combinando com versos mais longos como os de 5, 7 e 9 sílabas; mas houve poeta da MPB que buscou combinações com versos ainda maiores e fez bastante sucesso:

Eu desisto - 3
Não existe-essa manhã que-eu perseguia - 11
Um lugar que me dê trégua-ou me sorria - 11
Uma gente que não viva só pra si             - 11

Só encontro
Gente-amarga mergulhada no passado     - 11
Procurando repartir seu mundo-errado     - 11
Nessa vida sem amor que-eu aprendi...    - 11

Universo do Teu Corpo (Taiguara)

Parece até gozação comigo. Essa música, composta há cerca de 45 anos, tratando de um antigo mundo errado e eu aqui, hoje, usando-a como um exemplo do comportamento atual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário